Fundação Concierge Brasil

A Fundação Concierge Brasil respeita e segue os princípios básicos da “Foundation of the Américas” por concordar com sua ideologia e essência, portanto nada e ninguém, em nome da Fundação Concierge, poderá se beneficiar financeira ou politicamente. Assim sendo, a Fundação Concierge Brasil declina de qualquer vínculo com questões ou representantes da vida política, dedicando suas atividades exclusivamente ao social e filantrópico. A Fundação Concierge Brasil interage com a associação de concierges Les Clefs d’Or no que tange a ética e os princípios morais. A associação de concierges dará seu apoio a Fundação Concierge e está se compromete a zelar, no que se propõe, pela seriedade e dignidade da associação de concierges.

Rosane Lucas

Presidente

Quem Administra?

A Fundação Concierge Brasil se constitui de um presidente, um vice-presidente e seus membros Diretores, sendo eles:

Presidente – Rosane Lucas
Vice-Presidente – Silvio Gomes
Diretor Financeiro – Afonso Silva
Secretária Geral – Carmen Gonzalez
Diretor de Associados – Edson Ramon

Atuação

O quadro administrativo da Fundação Concierge Brasil se responsabiliza a promover eventos a fim de angariar fundos que são repassados às instituições de caridade que prestam assistência a crianças que sofrem de alguma doença e/ou foram vítimas de algum tipo de violência.

Elegibilidade das Instituições

As Instituições a serem assistidas pela Fundação Concierge Brasil podem ser indicadas por qualquer pessoa, membro ou não da Fundação. No entanto, a aprovação da inclusão de qualquer instituição se dará após visitas realizadas por membros do Comitê Executivo. Estes por sua vez, detalharão as visitas em um relatório a ser distribuído a todos os membros do Comitê Executivo a fim de que se discuta a aprovação de tal instituição.

As Instituições

A Fundação Concierge Brasil não intenciona trocar as instituições as quais assiste periodicamente. Mas, na verdade, agregar novas instituições na medida em que conseguimos crescer e angariar cada vez mais recursos. As instituições assistidas pela Fundação Concierge Brasil atualmente são:

CACCST – Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santa Teresa

Rua Santos Rodrigues, 60. Estácio. Rio de Janeiro. CEP: 20520-430 Tel: (21) 2502-8343

Projeto Uerê

Rua Tancredo Neves s/nº, Quadra 03, Bloco 255 A, Casa 01, Bonsucesso. Rio de Janeiro. Cep: 21043-230 Tel: (21) 3881-6219 – Fax: 21 2553-0026

Lar Beneficente A.M.A.R

Rua Bernina (antiga 23), Lote 11, Quadra 82. Parque Paulista. Santa Cruz da Serra. Duque de Caxias. RJ. CEP: 25261-470 Tel: (21) 2775-3617

PERGUNTAS FREQUENTES

Prezados Senhoras e Senhores, com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas, pedimos aos senhores que reservem alguns minutos para lerem as informações ao lado. A Fundação Concierge é uma instituição muito especial e está de coração aberto para grandes realizações. Esperamos que com as informações que se seguem você possa se familiarizar um pouco com a proposta da Fundação.

Obrigado a cada um dos senhores por tornar esse sonho possível.

Rosane Lucas

Presidente

1 – A Fundação é parte da associação de Concierges Les Clefs d’Or?
A Fundação como entidade, tem seu próprio quadro de diretores e não é, tecnicamente, parte da associação Les Clefs d’Or. No entanto, somos afiliados pelo fato de compartilharmos nomes e a ideia de servir a comunidade de Concierges , então a Associação apóia a Fundação.
2 – Qual o propósito da Fundação?

A) Prover auxílio financeiro aos Concierges e seus familiares que encontram-se acometidos de enfermidades que lhes impossibilite de trabalhar e estejam em necessidade financeira. 

B) Fornecer auxílio financeiro e voluntário à instituições sérias e competentes que realizam trabalhos sociais na cidade do Rio de Janeiro

A Fundação é a verdadeira incorporação do “SERVIÇO ATRAVÉS DA AMIZADE”. Nosso único propósito e prioridade é ajudar concierges necessitados e fornecer auxílio às instituições sociais da cidade

3 – Como tudo começou?
A Fundação foi criada em 1990 nos EUA quando muitos Concierges pereceram em consequência da AIDS. O desejo de realizar algo ou prestar ajuda aos amigos enfermos diante do caos, levou um grupo de pessoas a se reunir para mostrar que se preocupavam com o sofrimento alheio, ainda que fosse somente através de um gesto simbólico
4 – A Fundação é internacional?
Sim. The Les Clefs d’Or Foundation of the Americas” tem suas normas em comum e contempla Concierges dos Estados Unidos, Brasil, México e Canadá.
5 – Preciso ser um membro Les Clefs d’Or? Quem tem direito a ajuda?
Qualquer Concierge que trabalhe em tempo integral e seus familiares imediatos, sendo ou não membro da Les Clefs d’Or têm direito a ajuda. O que importa é estar precisando de auxílio financeiro em decorrência de doença. Jamais diremos não se a causa for justa. Na realidade, nós da diretoria gostaríamos de dizer sempre sim aos apelos, porém as circunstâncias nos impõem limites até para que possamos prestar algum bom serviço.
6 – Qual o valor de contribuição da Fundação para os necessitados?
Atualmente, a ajuda é de U$4000,00 por ano. Alguns de nossos membros já receberam este valor por muitos anos. Outros por uma ou duas vezes, se recuperaram e retornaram aos seus trabalhos. E infelizmente alguns receberam ajuda, porém sucumbiram a doença.
7 – Como tenho acesso a um formulário de ajuda?
A diretoria da Fundação concierge poderá lhe providenciar o formulário.
8 - Quem decide sobre a ajuda ou doação?
a) Para as doações que vêm do fundo internacional, o quadro de diretores da Fundação realiza “Conference Calls” e reuniões para discutir cada caso pessoalmente. Gostaríamos que soubessem que todas as solicitações são analisadas individualmente de forma confidencial, com dignidade e responsabilidade.
b) Para as doações realizadas pela Fundação Concierge Brasil, o quadro de direção local juntamente com seus apoiadores decidirão a quem os recursos captados serão doados.
9 – Além dos casos de doenças já mencionados, há outras situações que justificam doações?

No passado, houve situações de tragédia onde as vítimas diretas solicitaram ajuda e não pudemos ajudar para não transgredir as normas da Fundação. Nosso novo entendimento é de ser mais flexível e decidir caso a caso. O mais importante é que precisamos que saibam que trabalhamos com pessoas e não projetos. Cada caso será diferente e a diretoria da Fundação tomará decisões bem pensadas e baseadas em cada necessidade

10 – Qual é a situação financeira da Fundação ?

A Fundação internacional atualmente é sólida e viável. Temos recebido cerca de U$30.000,00 ao ano e nossas despesas para gerenciar a Fundação não ultrapassam U$2000,00 por ano. Nossos valores variam de acordo com a generosidade dos doadores  e os investimentos realizados com o fundoA Fundação Concierge Brasil iniciou suas atividades há dois anos e os recursos arrecadados são distribuídos entre as três instituições pré-estabelecidas.

11 – De onde vem o dinheiro da Fundação ?

A) Fundação internacional – Todas as doações vem de Concierges, parceiros da Fundação e Associações de concierges. Para manter a Fundação viável e bem sucedida, precisamos de seu suporte e generosidade. Qualquer tipo de contribuição é apreciada. Não somente a Fundação, mas todos aqueles que já foram ajudados nas suas necessidades e enfermidades e os que por ventura virão a ser ajudados no futuro agradecem.

B) Fundação Concierge Brasil – Nossos recursos vêm basicamente de eventos que realizamos para angariar fundos que são doados.

12 – Quais os planos da Fundação em termos de futuro ?

Vamos trabalhar bastante nos próximos anos e contamos com a sua participação e opinião. A Fundação poderá crescer, realizar grandes feitos e se tornar um modelo filantrópico na indústria hoteleira carioca e brasileira. Levantar fundos é naturalmente nosso principal objetivo e para isso reuniremos forças e voluntários que contribuam e se envolvam com as propostas a serem organizadas. Comunicação é parte importante deste processo de realizações. Assim sendo, esperamos que este documento tenha esclarecido algumas de suas dúvidas

Acreditamos que a Fundação das Américas juntamente com a Fundação Concierge Brasil seja algo de que possamos nos orgulhar, pois nós Concierges somos extremamente qualificados para realizar um trabalho filantrópico que venha trazer contribuições significativas a nossa sociedade e ao turismo no Rio de Janeiro. Através da Les Clefs d’Or das Américas e Fundação Concierge Brasil estaremos abraçando nosso lema de “SERVIR ATRAVÉS DA AMIZADE